quarta-feira, 10 de maio de 2017

Projeto: Saravá

O projeto de dança SARAVÁcontemplado com o Prêmio Eris Maximiniano de 2016, edital realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC, parte da inquietação sob a percepção da dança negra em espaços cênicos, onde geralmente é trazida para a cena artística uma dança do orixá com todos os seus vestuários e movimentações corporais.   Neste sentido pretendemos montar um espetáculo que não seja para mostrar o orixá no palco, mais sim extrair o que de artístico é encontrado a partir dos movimentos do Orixá Oxumarê ou Bessem.
O Projeto SARAVÁ surge nessa perspectiva que é montar um espetáculo cujo processo de pesquisa cênica, argumenta-se na interação com uma entidade da religião de matriz africana citada acima.   SARAVÁ -  é uma saudação a força que movimenta a natureza. Esse termo é, portanto, um mantra que pode fixar ou dissipar determinadas vibrações, não sendo, portanto aconselhável pronunciá-lo sem a devida necessidade. O espetáculo será  criado pelo desejo de traduzir através da dança, música, poesia e as simbologias africanas existentes em torno desse orixá, um espetáculo que possa ritualizar ações no tempo e  espaço.
Com o intuito de traduzir à cena as simbologias, que formam a identidade do povo negro, SARAVÁ irá trazer uma fusão singular sustentada em uma dramaturgia corporal que toma como fio condutor a voz, os afetos, trejeitos e crenças que permeiam o imaginário popular em torno da figura mística o orixá .    A linguagem da dança, no espetáculo, nos revelam uma dinâmica, uma ação no tempo e espaço reverberando na própria arte de dançar.

O argumento sobre a possível comunicação entre a arte e o mundo espiritual, não se restringe somente na maneira em que pensamos e utilizamos os movimentos estéticos, ela nos revela uma força artística que sugere a utilização da mesma no cotidiano urbano.  Neste sentido, esta possível utilização precisa de uma pesquisa aprofundada para que tenhamos argumentos plausíveis e retornos possíveis de múltiplos olhares.

Deste modo, propomos no com o projeto SARAVÁ à composição de um Espetáculo que já tem garantido através do prêmio a pesquisa, assim como a montagem e Circulação do espetáculo.

Apresentar a dança numa perspectiva contemporânea é o foco central da pesquisa, além de oferecer apresentações ao público nos espaços alternativos e urbanos, também ofereceremos oficinas de processo criativo através da linguagem dança sempre que necessário. Dessa forma coletaremos as impressões nos círculos de conversas dos participantes que serão registrados, além dos registros das apresentações em si.












Nenhum comentário:

Postar um comentário